expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

ENSINO E PESQUISA: O PRINCIPIO FORMATIVO DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA

Abordagens da história da África no currículo referência da rede estadual de educação de Goiás

MAMA ÁFRICA: reconhecimento e valorização da influência africana na cultura brasileira

PROJETO INTERDISCIPLINAR MAMA ÁFRICA

https://drive.google.com/file/d/0B3X712exWGleUHJHc09STFNySU0/view?usp=sharing

Ditadura Militar

terça-feira, 10 de setembro de 2013

REDESCOBRINDO UM POUCO DA HISTORIOGRAFIA DO COLÉGIO ESTADUAL DOM BOSCO


            As informações contidas neste texto são relevantes para compreender o processo de construção da escola que abriga os alunos bolsistas do PIBID- História. Para isso foi necessário levantar algumas fontes, para analisar esse processo. Uma das principais fontes utilizadas para o entendimento foi à monografia de Nunes, Silva e Borges, no qual traça um caminho da história do Colégio Estadual Dom Bosco do ano de 1963 a 2000. Desde a construção legalística até a forma com é desenvolvida o ensino nesse período. Também se pode perceber a presença de outras fontes anexadas, como a primeira ata de inauguração, a ficha de inscrição dos primeiros alunos e tantos outros.
          Tudo começou com o pedido de autorização para o funcionamento do Ginásio Estadual de Jussara foi efetivada pelo Ver. Padre José Elverth em 1963, que posteriormente foi indicado como diretor da instituição denominada por Ginásio Estadual Dom Bosco de Jussara. Em 1979 foram matriculados 1526 alunos. A estrutura física da instituição de ensino Colégio Dom Bosco foi inaugurada em 1967, solenidade esta que contou com a presença ilustre do então governador do estado Dr. Otávio Lage de Siqueira, que proferiu uma fala da com relação à importância de uma instituição que representava o progresso e a educação dos jovens da região Mato grosso goiano.
        A criação deste ginásio partiu da necessidade que se tinha de haver um ensino ginasial, visto que só existiam colégios de ensino primário. Assim viam-se muitos jovens terminarem o primário e não prosseguir com os estudos devido à falta de colégios especializados. Os de condições favoráveis conseguiam dar continuidade nos estudos na capital goiana, no caso Goiânia.  
         Nos três primeiros anos de funcionamento não havia prédio próprio, o ginásio funcionava na estrutura do grupo escolar Dr. José Feliciano Ferreira, atualmente conhecido como Colégio Estadual Brasil de Ramos Caiado, atendendo apenas as séries quinta à sétima. Funcionou ali até a criação do prédio próprio é atual. 

Você Sabia?

        O nome do Colégio Dom Bosco foi uma homenagem ao santo da igreja Católica São João Bosco. Esse nome foi-lhe atribuído muito provavelmente devido ter sido criado a partir dos ideais do padre Padre José Elverth que via as necessidades provocadas pela falta de um ensino ginasial na cidade de Jussara.
         O santo da igreja CatólicaJoão Bosco conhecido popularmente como “Dom Bosco” dedicou sua vida a ajudar os jovens na região de Turim Itália. Realizava diariamente aulas no período vespertino e com ajuda de sua mãe, criou um pensionato para alunos aprendizes, no qual ensinou os ofícios de alfaiate, sapateiro e outras profissões. O grupo logo se tornou uma congregação e espalhou pelo mundo com intuito de ajudar outros jovens.  



Curiosidades ...

       Em 12 de dezembro de 1968 foi realizada a primeira formatura dos alunos do primeiro grau, correspondente  ao ensino fundamental atualmente, do Colégio Estadual Dom Bosco, sendo que tinha como paraninfos o Sr. Dr. Leonino Di Ramos Caiado, superintende da SUPLAN, do Estado de Goiás é também a ilustre Jussara Marquês, a primeira miss goiana a ganhar o concurso de miss Brasil e também a senhora que autorizou emprestar seu nome a então cidade de Jussara, que antes se chamava Colônia Agrícola do Água Limpa. Na cerimônia de formatura Jussara Marquês agraciou os formandos com uma rosa de prata para as moças e uma caneta aos rapazes. E da parte do Dr. Leonino recebeu uma viagem as cidades de Goiânia, Brasília, Caldas Novas e a Cachoeira Dourada.

Referência 

NUNES, Aurizete Olinda Lessa; SILVA, Glenda Lúcia da; BORGES, Terezinha de Fátima Melo. Um passeio pelos caminhos do Colégio Estadual Dom Bosco- 1963/2000. 2003.Monografia. Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO.

Fotos antigas do acervo do Colégio Dom Bosco.

 Construção e primeiro desfile cívico da cidade de Jussara - GO.

Fachada do Colégio antes da reforma de 2010

Homenagem aos alunos vestibulandos aprovados em cursos superiores de instituições federais e estaduais 

 Participação no desfile de aniversário da cidade de Jussara  - GO, em 14/11/2011
 Dependências do colégio após a reforma
 Momento cívico na Semana da Pátria

Nenhum comentário:

Postar um comentário