expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

ENSINO E PESQUISA: O PRINCIPIO FORMATIVO DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA

Abordagens da história da África no currículo referência da rede estadual de educação de Goiás

MAMA ÁFRICA: reconhecimento e valorização da influência africana na cultura brasileira

PROJETO INTERDISCIPLINAR MAMA ÁFRICA

https://drive.google.com/file/d/0B3X712exWGleUHJHc09STFNySU0/view?usp=sharing

Ditadura Militar

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Sessão “Cinema e História” – Edição Amistad


               Como sempre o objetivo do Projeto Cinema e História e trabalhar com temas diversificados que abrangem discussões do 6º ano 9º, por isso nessa sessão não foi diferente, optamos por exibir um filme com temática sobre a África. Atendendo assim a necessidade que a escola tem com relação à falta de materiais didáticos voltados para essa temática. Partindo então dessa problemática optou-se transmitir o filme “Amistad” do diretor Steven Spielberg.
           Um filme que trata explicitamente o processo do tráfico de escravos africanos para as colônias na América. A história remonta ao ano de 1839 e é baseada em fatos verídicos que ocorreram a bordo do navio La Amistad. O filme relata a luta de um grupo de escravos africanos em território americano. Os prisioneiros do La Amistad rebelaram-se e trucidaram  grande parte da tripulação. Os negros sonhavam em retornar à África, mas não conheciam o caminho para casa, eles mantêm dois prisioneiros espanhóis que tinha como missão levá-los de volta a África. Contudo são traídos e desembarca na América do Norte.
            Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano, que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos.O advogado dos africanos faz um apelo e passa a contar com a ajuda do ex-presidente americano John Quincy Adams. Baseando seu discurso na Declaração da Independência dos Estados Unidos da América que assegurava igualdade e liberdade entre todos os homens, Adams com êxito, garantiu a liberdade dos réus, reconhecendo que eles haviam se rebelado contra aqueles que os privaram de uma condição natural de liberdade. Dessa forma os negros finalmente conseguiram voltar para a África,
             O filme retrata de modo explicito  todo o sofrimento que esses africanos passaram ao serem capturados pelos seus próprios semelhantes, demonstrando claramente a escravidão do africano pelo africano. Trata-se também de um filme que nos faz refletir a condição inerente de liberdade dos seres humanos, independente de preconceitos, distinções, culturas e origens. Em determinado momento do filme se observa a fala do advogado de defesa dos africanos: “Sabemos quem somos se soubermos quem fomos”! Isso é necessário ser discutido, devido que não há como negar do nosso passado o processo de escravidão e exploração que os africanos sofreram especificamente no Brasil. Nossa construção cultural está marcada pela presença dos africanos.
            Dessa maneira o filme vem trazendo essa discussão com relação a refletir sobre a necessidade de se desenvolver atitudes contraria a discriminação racial, visto que ainda se percebe a existência de atitudes racistas em nossa sociedade.

            A sessão do projeto “Cinema e História” aconteceram em dois dias. Sendo dia 21 de agosto de 2013 a primeira exibição com duas sessões de filmes separados, mas ao mesmo tempo. Numa sala alunos do 7º ano com 28 alunos e em outra sala as duas turmas do 8º B e C 34 alunos participantes do projeto. Já no dia 22 de Agosto aconteceram com as duas turmas do 9º ano C e D sendo aproximadamente 36 alunos do Colégio Estadual Dom Bosco.




Bolsistas Taynara, Aparecida e Raí dialogando sobre o filme "Amistad"


 Alunos do 7º ano do Colégio Estadual Dom Bosco


Alunos do 8ºB e 8ºC assistindo o filme "Amistad"



 Alunos do 8ºB e 8ºC assistindo o filme "Amistad"


Bolsistas Aparecida e Raí demonstrando no mapa onde fica a África



Atividade desenvolvida nos 8º ano B e C

Atividade desenvolvida nos 9º ano C e D


Nenhum comentário:

Postar um comentário