expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

ENSINO E PESQUISA: O PRINCIPIO FORMATIVO DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA

Abordagens da história da África no currículo referência da rede estadual de educação de Goiás

MAMA ÁFRICA: reconhecimento e valorização da influência africana na cultura brasileira

PROJETO INTERDISCIPLINAR MAMA ÁFRICA

https://drive.google.com/file/d/0B3X712exWGleUHJHc09STFNySU0/view?usp=sharing

Ditadura Militar

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Ditadura Militar - Minicurso e Relato de experiência

cartaz de divulgação do evento

A realização de um minicurso aos alunos de 9º ano EF e 3º ano do EM, após algumas discussões e estudos optamos pelo tema Ditadura Militar,que por sua vez está passando pelo seu triste "aniversário de 50" anos uma data muito importante para nós como brasileiros.
Ditadura Militar foi um regime em que a política da militância comandava o Brasil. O golpe de 1964,marca uma serie de eventos ocorridos que culminaram em um golpe de estado que pôs fim ao governo de João Goulart, conhecido com Jango. Durante esse regime ocorreu um fortalecimento de poder central, sobre tudo do poder executivo,as forças armadas passou a controlar a sucessão presidencial, indicando um candidato militar que por sua vez era referenciado pelo Congresso Militar. A liberdade de expressão e de organização era quase inexistente, partidos políticos, sindicatos,agremiações estudantis foram suprimidas ou sofreram interferências. 
Os meios de comunicação e manifestações foram reprimidos pela censura.
Diante o período que estamos vivendo está triste data enxergamos a importância em reproduzir para nossos alunos de forma mas dinâmica o que foi este período em nosso país, o minicurso foi planejado com uma linguagem mas ampla ,os vídeos com interatividade, onde chamasse a atenção do aluno para o tema, palestras e discussões entre eles mesmo, desmitificando e interagindo aluno/professor, encerramos com um debate com senhor Parcival.
O senhor Parcival Moreira Coelho foi preso no período da Ditadura Militar, e viveu passou um ano exilado, longe da família, e de sua cidade, em seu relato ele nos conta um pouco de como foi esse período de sua vida e como ele se tornou um militante. 

_____________________


os resultados do minicurso foram incríveis, a experiência do senhor Parcival, é emocionante, a cada detalhe que ele contava todos ficávamos mais atentos para que não se perdesse, nada. mesmo com a dificuldade de um bom sistema de som todos aproveitamos muito o relato, com ele podemos entender muito do sistema de governo, implanto atualmente no Brasil.

Ainda sobre os resultados temos alguns depoimentos, de alunos e bolsistas participantes do evento sobre Ditadura Militar:



A acadêmica/bolsista Fabiana diz:
"Foi muito proveitoso a experiência, pois além de desenvolver a prática e o domínio e de uma sala de aula, disponibilizamos também nosso conhecimento com os alunos. Os alunos de ensino fundamental "conheceu" uma visão diferente dos livros didáticos e alunos do EM puderam ter uma noção de como é o meio acadêmico, assim já se preparando para o vestibular."
___
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário