PROJETO
MINICURSO “DITADURA MILITAR- PARA SER RELEMBRADO”
- Eixo (s) temático (S)
9º ano - Mundo
Contemporâneo e Brasil Contemporâneo
3º série- Poder,
Política e Estado e a Democracia Moderna: Cidadania, Direitos e Deveres.
2 - Tema- Ditadura Militar
3 - Conteúdos
9º ano
Brasil – Ditadura
Militar
Ditadura Militar e
a Música
3º série
Democracia Moderna:
formas direta e indireta de participação política e democracia versus
autoritarismo
Ditadura Militar e
a Música
4 - Conceitos
Autoritarismo
Democracia
Subversão
Ditadura
Comunismo
Censura
MPB-
Cultura Popular Brasileira
5 - Problematização
O minicurso se construirá sobre a
perspectiva de compreender a atuação da instituição política autoritária que
foi a ditadura Militar, no cenário brasileiro dos anos de 1964 à 1985.
Transformações essas que geraram rupturas sociais, políticas, econômicas para a
sociedade, visto que com esse governo autoritário a visão sobre os sujeitos da
sociedade que tinham idéias contrárias ao governo eram subversivos, e a estes
só restava calá-los. Assim ao longo do desenvolvimento do minicurso ter-se-á a
compreensão deste período tão recente na história, que ainda permanece viva na
memória dos envolvidos diretamente com as repressões que a Ditadura Militar
causou, na vida destes sujeitos.
Mas para entender esse governo autoritário
que se instaurou no Brasil é necessário entender as influências mundiais, que repercutiram
após a 2º Guerra Mundial. O mundo depois da guerra passa a ser compreendido a
partir da visão de dois blocos econômicos os “capitalistas” e os “socialistas”.
Ao apoiar um dos lados você se tornaria refém do bloco. Desta maneira o Brasil
passa apoiar o lado capitalista.
Ressaltar as transformações trazidas com a
Guerra Fria, foram dignas de um grande aceleramento, o que Hobsbawm chama de um
“impacto da extraordinária explosão econômica da Era do Ouro e depois, com suas
conseqüentes mudanças sociais e culturais [...] (HOBSBAWM, 2008, p. 25). O
mundo a partir da década de 1950 sofre uma reviravolta a partir destas questões
levantadas.
O bloco capitalista tendo como base o
desenvolvimento de um comércio transnacional inicia um processo de expansão de
fronteira, levando assim o desenvolvimento das grandes potências econômicas
fora dos padrões de um mundo europeizado. Mas em contrapartida o mundo
socialista vai ganhando adeptos pelo mundo. As idéias trazidas pela Revolução
Russa são atraentes aos grupos marginalizados da sociedade. Dessa forma
constrói-se uma visão da luta por um mundo socialista.
Nessa perspectiva de propagação de novas
idéias pelo mundo, vai construindo estereótipos de um governo populista criado logo
após a renúncia do então presidente Jânio Quadros em 1961, passando a assumir
seu lugar o vice João Goulart, que tomou posse a presidência num clima político
adverso. João Goulart cria uma situação
propícia para a insatisfação das classes dos empresários, banqueiros, Igreja
Católica, militares e classe média brasileira, visto que ele passa a apoiar as
organizações sociais, sendo eles movimentos estudantis, trabalhistas sejam
urbanos ou rurais. Essas transformações levaram a instauração do medo da
implantação de um sistema socialista no Brasil.
Dessa maneira os partidos de oposição, como a União Democrática
Nacional (UDN) e o Partido Social Democrático (PSD), acusavam Jango de estar
planejando um golpe de esquerda e de ser o responsável pela carestia e pelo
desabastecimento que o Brasil enfrentava.
No dia 13 de março de 1964, João Goulart realiza um grande comício na
Central do Brasil (Rio de Janeiro), onde defende as Reformas de Base. Neste
plano, Jango prometia mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e
educacional do país.
Seis dias depois, em 19 de março, os conservadores organizam uma
manifestação contra as intenções de João Goulart. Foi a Marcha da Família com
Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da
cidade de São Paulo.
O clima de crise política e as tensões sociais aumentavam a cada dia.
No dia 31 de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saem às ruas.
Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai. Os
militares tomam o poder. Em 9 de abril, é decretado o Ato Institucional Número
1 (AI-1). Este cassa mandatos políticos de opositores ao regime militar e tira
a estabilidade de funcionários públicos.[1]
Dessa forma depois de traçar o perfil interno da implantação do órgão
Ditadura militar é necessário deixar claro para os alunos o porquê da
implantação da ditadura. O que motivou o Brasil a apoiar o lado capitalista? Por
outro lado, é preciso entender como o comunismo propagado pelo discurso militar
se constrói sobre um viés de um mal social a ser combatido, além de compreender
como a sociedade brasileira, principalmente os universitários, artistas e os
movimentos sociais das mais diversas categorias lutaram por melhores condições
de vida e contra o sistema opressor. Além do mais para se entender esse
processo é necessário fazer uma pergunta: o que está acontecendo no mundo que
influenciou diretamente na construção cultural dos brasileiros, os motivando a
lutar por uma sociedade melhor?
Essas
são algumas das perguntas que são necessárias que os alunos entendam para poder
compreender o período da Ditadura Militar no Brasil. Poder discutir com os
estudantes esse período e fazer com que os alunos se sintam construtores da sua
própria história levando em consideração que este governo autoritário mesmo que
tendo grandes avanços econômicos, foi sim, um governo de torturas, de violação
de direitos humanos, na qual o homem não tinha liberdade de participar na
construção política do país. Isso então dá um leque para mostrar aos alunos que
se eles quiserem poderão participar para melhorar a construção política
brasileira, não deixando implantar novamente um governo autoritário, como no
caso da Ditadura Militar brasileira.
6 - Justificativa
No ano de 2014 é recordado o
quinquagésimo ano da implantação da Ditadura Militar no Brasil, desta forma é
de relevância que sejam produzidos e discutidos temáticas históricas e sociais
voltados para essa período da história brasileira. Tomando como base a
capacitação dos alunos envolvidos no subprojeto PIBID- História no Colégio
Estadual Dom Bosco, neste caso apenas os 9º anos e 3º séries.
Para os 9º anos devido a
temática da Ditadura Militar ser abordada no currículo do 9º ano, para a 3º
série devido ao currículo também
englobar esse conteúdo, mas há também a preparação direcionada para o
vestibular, visto que essa temática poderá ser um dos temas bases dos
vestibulares para esse ano devido os 50 anos de Ditadura Militar.
Ao trabalhar com os alunos essa
temática tem como intuito de fazer com que eles possam compreender as consequências
e as características da ditadura militar no Brasil. Visando favorecer-lhes o
acesso ao conhecimento desse fato ocorrido, e desenvolver nos alunos a
capacidade crítica, na qual se pretende contribuir para a formação de sujeitos
seguros de si, e valorizados como cidadão de direito. Visto que esse governo
rompeu com os direitos humanos que eram assegurados pela constituição
brasileira, levando vários brasileiros a sofrer com torturas físicas e
psicológicas.
7 - Objetivos Gerais
Analisar a estrutura política, social e cultural
mundial e brasileira que foi propicia a implantação da Ditadura Militar no
Brasil.
- Objetivos Específicos
9º ano
- · Utilizar a leitura, a compreensão e a interpretação de textos diversos para tornar-se um leitor competente e possibilitar o letramento linguístico, literário, social, científico.
- · Valorizar a luta pela igualdade de direitos de negros, índios e mulheres.
·
- · Valorizar a ação dos movimentos sociais em prol da democracia e da igualdade de direitos.
·
- · Caracterizar os processos revolucionários de matriz socialista.
- · Estimular o respeito à diversidade cultural.
3º
série
- Identificar e compreender as formas legítimas de exercício de poderá
- Conceituar democracia.
- Identificar tensões entre os direitos e os deveres da cidadania e suas formas de participação (direta e indireta.
- Compreender a emergência de novos atores sociais.
- Compreender o papel da participação política para o exercício da cidadania.
- Compreender o papel da sociedade civil na construção de uma sociedade democrática.
8 - Metodologia de desenvolvimento
1º momento: Justificar o projeto e os
objetivos do minicurso.
2º Momento: Para iniciar o
conteúdo do minicurso há a necessidade de explicar conceito dos termos
históricos: autoritarismo e democracia.
3º Momento: A partir desta explicação
iniciará a exposição do processo de instauração da Ditadura Militar exibindo um
vídeo introdutório dos antecedentes que culminaram com a Ditadura[2].
4º Momento: Já neste momento
apresentaremos slides, referentes à Estrutura Política do período da Ditadura
Militar no Brasil, levando em consideração as principais características de
cada presidente neste momento.
6º Momento: Quando estiver
falando sobre o General Médici, falar um pouco sobre os exilados e a
resistência, além de mostrar um vídeo na qual Elzita Santa Cruz[3]
uma mãe fala do sofrimento de não poder enterrar seu filho morto pela ditadura,
devido à repressão sobre os subversivos que para eles eram comunistas. Além de
analisar outra característica do governo Médici que constitui o ufanismo, dessa
forma trabalhar a música do dom e Ravel – Eu te amo meu Brasil[4]
7º Momento: Analisar as
transformações sociais e culturais no slide, mostrando um panorama das
transformações mundiais que influenciaram o Brasil, com foco na música, arte,
na década de 60. Como também passar trechos de musicas que representavam essas
influências mundiais na música brasileira. Como por exemplo: Pare de tomar a
pílula, vou tirar você desse lugar (Odair José), Eu não sou cachorro não
(Waldick Soriano), Mosca na sopa (Raul Seixas). O caráter destas músicas levou
a política brasileira da época a assumir um discurso anticomunista de proteção
a moral vigente. Sendo que o sujeito passa a não ter liberdade de expressão,
ele é censurado.
8º Momento: Atividade da
música ( Luiz Ayrão 13:anos). Com essa atividade mostrar como os autores e
cantores fizeram para burlar a censura e mostrar a crítica a uma sociedade
censurada.
9º Movimento: Analisar a
música brasileira neste período como expressão de resistência contra a Ditadura Militar,
levando em consideração os cantores da MPB e a música brega.
10º Movimento: Escutar e
analisar um documentário sobre a música brega[5]
como representação da realidade social e crítica dos marginalizados da
sociedade brasileira nos 21 anos de ditadura.
11º Momento: Construção de
Poemas para o 9º ano, a fim de ser apresentados no encontro. É para os alunos
do 3º ano será responder ao simulado com questões de vestibulares.
9 - Avaliação
Ao longo do processo de desenvolvimento do
minicurso serão realizadas duas atividades. Sendo que a primeira atividade será
para todos os alunos envolvidos, na qual constituem a análise crítica da música
censurada de Luiz Ayrão por se chamar “13 anos”, que depois foi trocada por “O
divórcio”, na qual poderá fazer com que o aluno compreenda o período da
Ditadura Militar através da expressão cultural que é a música. A segunda
atividade para a 3º série se construirá sobre a perspectiva de responder um
simulado com questões de vestibulares sobre a temática da ditadura, com intuito
de capacitar os alunos para o vestibular. Já a segunda atividade para o 9º ano,
será também questões de vestibulares, mas de forma menos intensa as perguntas
como no caso do 3º ano.
- Cronograma de Execução
O Projeto do
Minicurso intitulado a “Ditadura Militar- Para ser relembrado” será
desenvolvido na perspectiva de dois momentos. Sendo que o primeiro constituirá
no dia 22 de maio de 2014, na qual os Bolsistas do PIBID-História ministrarão
três aulas consecutivas de 50 min cada, nos 9º anos e 3º séries matutino e
vespertino. Tendo como objetivos abordar temáticas do período do governo
autoritário militar no Brasil.
Já o segundo
momento do projeto será realizado no dia 23 de maio de 2014, onde contaremos
com a presença do senhor Parcival Moreira Coelho, relatando as experiências
vividas pela a sua pessoa. Mostrando aos alunos a forma com que a Ditadura
Militar foi invasiva em sua vida, o torturas físicas e psicológicas. Dessa forma
o projeto terá impacto maior nos alunos, por eles poderem ver a experiência de
homens e mulheres que foram torturados e mortos pela Ditadura Militar.
1 - Recursos Humanos e materiais necessários
·
Humanos
Bolsistas PIBID- História e alunos dos 9º anos e 3º séries
·
Materiais
Data show
Caixa de som
Quadro-negro
Giz
Slides
Músicas
Vídeos
Atividades
Bibliografia
HOBSBAWM, Eric J. A
Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. 2ed. São Paulo: Companhia das
letras, 2008, pg. 11a 26.
Disponível em http://www.suapesquisa.com/ditadura/. Acesso dia
17 de maio de 2014.
Disponível em http://www.suapesquisa.com/ditadura/presidentes_ditadura_militar.htm.
Acesso dia 17 de maio de 2014.
Disponível
em http://www.vagalume.com.br/luiz-ayrao/divorcio-o-samba-dos-13-anos-do-regime-militar.html#ixzz32GatUqiO
.Acesso dia 17 de maio de 2014.
Disponível em http://www.mundoeducacao.com/historiadobrasil/a-ditadura-militar-no-brasil-atraves-musica-popular-.htm.
Acesso dia 17 de maio de 2014.
Disponível em http://musicaepoliticanaditadura.blogspot.com.br/.
Acesso dia 17 de maio de 2014.
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Hwd0BL6yrUg. Acesso dia 19 de maio de 2014.
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GNImaxf2zTc. Acesso dia 19 de maio de 2014.
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=KKnoxfKqKkI. Acesso dia 19 de maio de 2014.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qBtFQ0b112w. Acesso dia 19 de maio de 2014.
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