UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA
CURSO DE HISTÓRIA
I FÓRUM DE ENSINO
PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTORIA E LITERATURA
O I Fórum de
Ensino: Perspectivas para o ensino de História e Literatura ocorreu no dia
21 de março de 2013, nas dependências da Biblioteca Municipal de Jussara no
período 14:00 às 18:00 hs com o intuito de se configurar como um espaço de
debates sobre o ensino dessas disciplinas na nossa região, não apenas no seu
aspecto prático mas também visualizando uma perspectiva teórica, ao buscar
reflexões no âmbito das pesquisas acadêmicas sobre o assunto em questão.
Partindo desse pressuposto, o evento foi precedido pela
busca de informações na rede educacional pública e particular da cidade de
Jussara e cidades vizinhas por meio de um questionário que foi respondido por
docentes de História e Literatura acerca da realização (ou não) de práticas
interdisciplinares entre estas disciplinas e como a UEG – UnU Jussara poderia
contribuir para uma prática docente mais significativa em relação ao ensino
básico. A intenção é que, com tais informações, os docentes dos cursos de
História e Letras da UEG – UnU Jussara tenham fundamentos para elaborar
projetos de pesquisa, ensino e extensão a partir da parceria Universidade e
Escolas que visem não apenas a melhoria do ensino básico mas que contribuam
também para a formação inicial e continuada das pessoas envolvidas nos mesmos.
Portanto, o I Fórum contou com a participação de mais de
70 participantes incluindo acadêmicos, professores da educação básica e
docentes de nível superior, além das integrantes da mesa compostas pelas
professoras:
·
Prof. Dr. Miriam Bianca Amaral Ribeiro
(UFG)
·
ProfMs. Cleonice Maria Cleonice Maria
Cruz Oliveira (UEG)
·
Prof. Especialista Idelma do Carmo Silva
Ferreira (Colégio Estadual Dom Bosco)
A
formação da mesa partiu do princípio de integração Universidade-Escola Básica
proposta no Programa de Iniciação à Docência – Pibid, representado pelas
Coordenadoras de Área dos Subprojetos de História e Letras, Ordália Cristina
Gonçalves Araújo e Cleonice Maria, respectivamente.
Consideramos
como positivo o resultado desse evento, visto que foi apenas o início de uma
proposta de debate envolvendo professores da UEG e das escolas básicas que,
esperamos, possa se consolidar como atividade corrente nestas instituições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário