expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

ENSINO E PESQUISA: O PRINCIPIO FORMATIVO DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA

Abordagens da história da África no currículo referência da rede estadual de educação de Goiás

MAMA ÁFRICA: reconhecimento e valorização da influência africana na cultura brasileira

PROJETO INTERDISCIPLINAR MAMA ÁFRICA

https://drive.google.com/file/d/0B3X712exWGleUHJHc09STFNySU0/view?usp=sharing

Ditadura Militar

sábado, 23 de novembro de 2013

I FÓRUM DE ENSINO PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTORIA E LITERATURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA
CURSO DE HISTÓRIA

I FÓRUM DE ENSINO
PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTORIA E LITERATURA

            O I Fórum de Ensino: Perspectivas para o ensino de História e Literatura ocorreu no dia 21 de março de 2013, nas dependências da Biblioteca Municipal de Jussara no período 14:00 às 18:00 hs com o intuito de se configurar como um espaço de debates sobre o ensino dessas disciplinas na nossa região, não apenas no seu aspecto prático mas também visualizando uma perspectiva teórica, ao buscar reflexões no âmbito das pesquisas acadêmicas sobre o assunto em questão.
            Partindo desse pressuposto, o evento foi precedido pela busca de informações na rede educacional pública e particular da cidade de Jussara e cidades vizinhas por meio de um questionário que foi respondido por docentes de História e Literatura acerca da realização (ou não) de práticas interdisciplinares entre estas disciplinas e como a UEG – UnU Jussara poderia contribuir para uma prática docente mais significativa em relação ao ensino básico. A intenção é que, com tais informações, os docentes dos cursos de História e Letras da UEG – UnU Jussara tenham fundamentos para elaborar projetos de pesquisa, ensino e extensão a partir da parceria Universidade e Escolas que visem não apenas a melhoria do ensino básico mas que contribuam também para a formação inicial e continuada das pessoas envolvidas nos mesmos.
            Portanto, o I Fórum contou com a participação de mais de 70 participantes incluindo acadêmicos, professores da educação básica e docentes de nível superior, além das integrantes da mesa compostas pelas professoras:

·         Prof. Dr. Miriam Bianca Amaral Ribeiro (UFG)
·         ProfMs. Cleonice Maria Cleonice Maria Cruz Oliveira (UEG)
·         Prof. Especialista Idelma do Carmo Silva Ferreira (Colégio Estadual Dom Bosco)

A formação da mesa partiu do princípio de integração Universidade-Escola Básica proposta no Programa de Iniciação à Docência – Pibid, representado pelas Coordenadoras de Área dos Subprojetos de História e Letras, Ordália Cristina Gonçalves Araújo e Cleonice Maria, respectivamente.

Consideramos como positivo o resultado desse evento, visto que foi apenas o início de uma proposta de debate envolvendo professores da UEG e das escolas básicas que, esperamos, possa se consolidar como atividade corrente nestas instituições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário