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Ditadura Militar

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Projeto “Cinema e História” – Edição setembro curta "Xadrez das Cores"

       Dando continuidade ao filme Amistad --  que traz temas relacionados ao contexto histórico do secúlo XIX, no qual o racismo cientifico classifica os seres humanos em raças, sendo o negro considerado como inferior em todos os aspectos  e incapaz de organizar suas sociedades de forma civilizada --  foi planejado outra edição  do projeto "Cinema e História" no mês de setembro. Nesta foi trabalhado o documetário "Xadrez das cores", que representou uma nova roupagem ao projeto, o uso de curtas na sala de aula. Primeiramente optou-se pelo curta  devido a duração do video (22 min). Segundo, os curtas possuem um direcionamento especifico, isso possibilita atingir os objetivos de forma clara.
             O "Xadrez das cores" é um curta lançado em 2004 pelo diretor Marco Schiavon  que traz explicito discussões acerca da presença constante do preconceito racial, da discriminação social devido ao lugar em que os personagens vivem, além dá própria consciência de si próprio e dos outros.  

Sinopse: Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.(Fonte: http://portacurtas.org.br/filme/?name=o_xadrez_das_cores. Acesso: 24 de setembro de 2013).

            Dessa forma o filme Amistad mostra o tráfico de escravos africanos para as colônias na América Inglesa, sendo que a escolha sequencial do Xadrez das Cores ocorreu para mostrar aos alunos que o discurso que se construiu na América Inglesa para justificar a exploração desta terra, ainda se encontra arraigado em nossa sociedade.
            Não basta apenas falar que existe racismo e preconceitos na sociedade, é necessário que o aluno possa ser capaz de identificá-los, refletir sobre os mesmos e combate-los. Através do curta os alunos puderam perceber que as desigualdades sociais criam na sociedade paradigmas para justificar o local de vivência de determinados sujeitos, como sendo marginais. Mas é digno de ressalva que as mudanças partem de si próprios. Dessa maneira o curta pode aproximar os alunos da sua realidade mesmo que seja uma realidade afastada dos grandes centros urbanos.              A metáfora utilizando o jogo de xadrez  representa a disputa entre o negro e o branco, no qual o objetivo do jogo e vencer, seja qual peça for. Isso demonstra que não há superioridade de cor metaforicamente na sociedade, todos são capazes de realizar algo e também todos tem seus diretos e deveres na sociedade, onde o respeito pelo  outro deverá estar em primeiro lugar em nossas vivências. 

Alunos do 8º C realizando uma atividade reflexiva sobre o documentário "Xadrez das cores


 Alunos do 8º C sendo auxiliados pela bolsista Ana Paula

Alunos do 7º discutindo o documentário através duma dinâmica denominada "batata quente dá história"


Bolsistas Aparecida e Adilson com os alunos do 7º ano.


Alunos do 7º respondendo as perguntas da dinâmica





Momento dos alunos expressarem se já sofreram algum tipo de preconceito.


Atividade reflexiva sobre a opinião dos alunos sobre o preconceito de forma geral.



                     

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