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ENSINO E PESQUISA: O PRINCIPIO FORMATIVO DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA

Abordagens da história da África no currículo referência da rede estadual de educação de Goiás

MAMA ÁFRICA: reconhecimento e valorização da influência africana na cultura brasileira

PROJETO INTERDISCIPLINAR MAMA ÁFRICA

https://drive.google.com/file/d/0B3X712exWGleUHJHc09STFNySU0/view?usp=sharing

Ditadura Militar

sábado, 23 de novembro de 2013

RELATO DE EXPERIÊNCIA - FILME AMISTAD 7º ANO

RELATO DE EXPERIÊNCIA
PROJETO CINEMA E HISTÓRIA - FILME AMISTAD

Aparecida Maria ferreira Cândido
Raí Martins Costa

No segundo semestre desse ano de 2013, nós alunos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência), do subprojetode História da Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Jussara, aplicamos oficinas na escola campo, da mesma cidade onde se faz presente a unidade, ocorrendo no colégio Dom Bosco, que abriu as portas para nos receber, e ao mesmo tempo passamos a ter uma parceria de ensino e aprendizagem com a escola. Todos os nossos estudos partem de um pressuposto que é compreender a teoria e aplicá-la na pratica utilizando mecanismos como a didática da própria história, onde proporciona uma melhor formação enquanto futuros professores da área, e nos orienta a como se portar em uma sala de aula, principalmente no próprio ensinar o conteúdo, de forma que faça o aluno pensar criticamente, que questione, indague eparticipe da sua formação e do processo de ensino dentro da sala de aula, possibilitando uma relação construtiva de ambas as partes.
O “Projeto Cinema e História”foi realizados por todos os bolsistas, mas o grupo no geral foi dividido, para trabalhar com cada turma, sendo estas do 7º ao 9º ano e ficou estabelecido que eu, Raí,fosse ficar com a Aparecida para fazer o planejamento e aplicar a oficina no 7º ano. A temática partiu do trafico negreiro no período da colonização, onde ficou estabelecido um filme, o “AMISTAD”(sendo um nome de um navio negreiro) que trabalha com essa temática, com imagens bem chocantes. Trouxemos para a realidade da colonização que se teve no Brasil,analisando o filme, “assim como ocorre com os textos históricos, para compreender um filme é preciso sempre estar atento ao que ocorria no momento em que foi produzido (CATELLI JUNIOR, 2009, p. 61)”, portanto temos aspectos que devemos analisar ao ver um filme, pois o filme “Amistad”, na íntegra, trata do trafico de negros, onde se relacionou questões jurídicas, de comércio, de relações com outros territórios vizinhos,no qual, para uns os negros eram escravos e para outros, não existia escravidão.Mas devemos estar atento, pois “os documentários, assim como os filmes de ficção, estão sujeitos às mais variadas manipulações” (CATELLI JUNIOR, 2009, p.60).
Tivemos o contato com o filme para depois, fazermos o planejamento. Fizemos pesquisas onde nos possibilitou a melhor forma de se pensar a proposta para levar aos alunos, sendo eles da turma de sétimo ano. O plano ficou dividido em momentos: primeiro momento a exibição do filme, segundo foi à contextualização junto com a localização com o mapa da rota do tráfico, terceiro uma atividade que se referiatanto ao filme quanto o diálogo que iríamos levantar, quarto momento referia-se à análise de um pequeno texto.
A oficina ocorreu no dia 21 e 22 de agosto, no período vespertino, tendo o inicio as 13 h e o termino às 18h15min.Iniciamos a oficina nos apresentando e explicando rapidamente o que era o filme e pedindo para prestar bastante atenção em algumas cenas, pois era uma oficina de história. O primeiro momento tudo ocorreu bem, estavam todos prestando atenção e havia também a participação de professores de outras disciplinas, devido estarmos ocupando as suas aulas, ou seja, neste dia os professores de outras disciplinas disponibilizaram o horário para que pudéssemos realizar este trabalho. Constantementeeles iam a sala para saber se estava tudo bem e se precisávamos de ajuda, sendo essa parceria positivano desenvolvimento de nossa atividade.
Após o termino do filme voltamos a sala, pois estávamos na biblioteca, com isso começamos a contextualizar e dialogar com os alunos a respeito do filme, priorizando a questão do trafico negreiro. Nesse momento, teve uma boa participação dos alunos, apesar de estarem um pouco envergonhados. Devagar começaram a levantar seus entendimentos do filme, ocorrendo um diálogo. Depois de analisar com os alunos e trazer bem a fundo a questão do tráfico negreiroe da própria escravidão, aplicamos uma atividade sobre o filme e depois trabalhamos um texto intitulado: “Trafico negreiro”. Foi ai que sentimos um pouco de dificuldade, pois os alunos começaram a conversar muito e estávamos chamando a atenção a todo o instante. Fizemos a leitura coletiva, onde os próprios alunos leram e a cada ponto explicávamos. Ao termino, teve uma atividade referente ao texto, eles fizeram e após concluírem era para cada um deles socializarem o que haviam feito. Eles começaram atéa falarbem sobre suas respostas, mas depois passaram a conversar muito e tivemos que chamar a coordenadora que conversou com eles acalmando-os. Após isso ocorreu tudo normal, todos leram e ouviram também os dos colegas.
No dia 22 de agosto retornamos ao Colégio Dom Bosco para realizar o Projeto de Cinema Historia com os alunos do 9º ano, pois não foi possível realizar num dia somente. Desta forma auxiliamos nossos colegas que estavam responsáveis pela sala, sendo que a metodologia de trabalho foi à mesma aplicada nas outras turmas do dia anterior.
Contudo foi uma boa experiência, conseguimos aprender um pouco mais e ter esse contato com o ambiente escolar e com a própria sala de aulapercebendo a dura realidade que um profissional da educação encontra, desde o planejamento da aula até a aplicação e as diversas outras coisas que acontecem no seu meio.

Referências bibliográficas:

CATELLI JUNIOR, Roberto. Temas e linguagens da história: ferramentas para sala de aula no ensino médio – São Paulo:Scipione, 2009. (Coleção Pensamento e ação na sala de aula). Cinema e história na sala de aula p.52 -71.
MELO, Vânia Lúcia Lima Vieira de. Tráfico negreiro. Disponível no site: HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/       



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