RELATÓRIO DO MINICURSO DE HISTÓRIA DO BRASIL - 7 º ANO
ANA PAULA DE OLIVEIRA
NAYRHAINNE SOUZA DURTE
De acordo com
o cronograma de atividades elaborado pela professora coordenadora de área do
(PIBID 2012/2013) Ordália Cristina. Planejou-se a elaboração de minicursos
temáticos, para todas as duplas do PIBID. Os minicursos deveriam ser aplicados
como atividades em horário normal de aula da disciplina de História, no horário
vespertino do Colégio Estadual Dom Bosco – escola campo do PIBID de história.
As duplas continuaram divididas da mesma forma, e a aplicação do minicurso
seguiu a mesma divisão das turmas selecionadas para monitória, que vinha sendo
realizada anteriormente. O tema do minicurso de cada dupla deveria seguir o
Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás 2013, uma vez que o
minicurso aconteceria no período regulamentar de atividade escolar de cada
serie do ensino fundamental.
Foi na
reunião mensal do dia 06 de Março de 2013, no prédio da UEG, que a professora
coordenadora de área, Ordália e professora supervisora Idelma Ferreira,
juntamente com todos os bolsistas de História decidiram e traçaram alguns
aspectos necessários para a elaboração dos minicursos. Elaborar um projeto, que
vise trabalhar com conceitos de história para as turmas, foi um aspecto
importante decidido na reunião. Outro aspecto que é preponderante para o PIBID
é a produção de material didático, para os professores, então essa preocupação
deveria ser pensada na elaboração dos minicursos. Trabalhar com documentos
referentes ao conteúdo, na realização das atividades também constitui um
aspecto importante para aplicação do minicurso.
Determinado
alguns aspectos importantes para elaboração dos minicursos, a professora Ordália
apresentou a referência, visando ajudar as duplas na elaboração de cada minicurso.
A principal referência utilizada para a elaboração dos minicursos foi,FONSECA, Selva Guimarães.
Projetos de trabalho: teoria e prática. In: 2006, 109-116. Esse material
ajudou-nos consideravelmente para conhecer os requisitos que um minicurso deve
conter, sendo uma referência indispensável portanto para a construção do nosso
minicurso.
Nós
bolsistas, Ana Paula e Nayrhainne formamos uma das duplas selecionadas para a
elaboração dos minicursos. Ficamos responsáveis pela monitória da turma do 7°
ano B, do turno vespertino do Colégio Estadual Dom Bosco, onde também
aplicaríamos nosso projeto de minicurso. De acordo com o Currículo Referência
da Rede Estadual de Goiás, o eixo temático do nosso minicurso, foi: A construção
da Idade Moderna e o processo de conquista e colonização européia do Novo
Mundo. Onde definimos como tema para o minicurso: Mundus novus a visão do
outro. Devido ao tempo reduzido, de no máximo três aulas com 50 minutos de
duração, optamos por um recorte teórico que enfatizasse o “encontro” das duas
culturas, europeia e indígena, ou como autor Francisco Iglésias prefere dizer o
“[...] choque de duas culturas.” (IGLÉSIAS, Francisco. 1992, p.26).
Selecionamos
aportes teóricos que nos possibilitou trabalhar com a proposta de conteúdo
apresentada no projeto: A América Portuguesa, a chegada dos Portugueses em terras
desconhecidas, hoje o Brasil, a descoberta de “Mundus novus”. Para isso
utilizamos como principais referências teóricas, as cartas de Américo Vespúcio,
Francisco Iglésias, Arno Wehling, Maria José Wehling, Lourenço Dantas Mota,
entre outros. Buscamos, ao elaborar o minicurso proporcionar o ensino do
conteúdo de forma “leve”, divertida e com a interação dos alunos. Lembrando as
sábias palavras do professor Leandro Karnal “A primeira lição da experiência em
sala de aula é que as formulas só servem quando são idealizadas numa aula
estática”. (KARNAL,2005, p. 11) não possuímos receitas prontas para realizar
uma boa aula, sendo assim a experiência das monitórias e o conhecimento da
turma, na qual aplicaríamos o minicurso foi preponderante para a escolha da
metodologia a ser empregada.
Dentro do conteúdo selecionado buscamos trabalhar com
os conceitos de alteridade, eurocentrismo, memória e aculturação. Conceitos
esses que nos ajudariam a desenvolver uma discussão voltada para a importância
de respeitar a cultura do “outro”, uma vez que vivemos numa sociedade e num
país multicultural. Cumprindo assim com algumas das expectativas de
aprendizagem contidas no Currículo Referência, como: Desenvolver atitudes contrárias ao racismo, ao
preconceito e qualquer forma de discriminação; Entender o processo de ocupação do território colonial;
Identificar elementos
da cultura brasileira atual relacionando-os ao processo histórico de formação da
nossa sociedade, e principalmente desenvolver um olhar crítico nos alunos, que
os ajude a se situarem na sociedade atual.
Com base em todas as informações contidas acima e no projeto elaborado,
nosso minicurso de história do Brasil foi aplicado nos dias 24 e 25 de Abril de
2013. Sendo o 1° momento aplicado no dia 24 no 5° horário e o 2° e 3° momentos
no dia 25, 5° e 6° horário. No 1° momento ou aula, a metodologia escolhida para
o levantamento de conhecimento prévio dos alunos foi uma dinâmica, com o
intuito de promover a interação dos alunos de maneira divertida. Selecionamos imagens
e frases que se relacionavam ao período de encontro entre as duas culturas, que
foram colocados dentro de bexigas de ar. A dinâmica funcionou como uma
batata-quente, com a turma em circulo, a bexiga passava de mão em mão e quando
a música parasse o aluno que estivesse segurando a bexiga, deveria estoura-la e
dizer o que sabia sobre a imagem ou frase. Esse exercício proporcionou, por um
lado a oportunidade dos alunos demonstrarem seu conhecimento sobre o assunto, e
por outro nos disponibilizou a oportunidade de diagnosticar qual era
conhecimento da turma, e em que pontos deveríamos enfatizar mais.
As imagens foram “coladas” no quadro, e escreveu-se o que os alunos
atribuíram sobre elas respectivamente. Posterior esse levantamento,
identificamos o que era mais necessário esclarecer e realizou-se uma aula
expositiva dialogada sempre sendo analisando as imagens. Pautadas em Iglésias
buscamos criticar a ideia do “descobrimento” do Brasil. pois o autor diz que
somente território desabitados são descobertos.Com a frase 22 de Abril de 1500
colocada na bexiga, buscamos mostrar um olhar critico para os alunos sobre a
data do chamado “descobrimento” do Brasil. Algumas perguntas foram pertinentes
e importantes para a problematização do nosso projeto. O que significa
descobrir? O território “descoberto” já se chamava Brasil? E principalmente
repensar criticamente na velha pergunta, quem foi Pedro Álvares Cabral? Os
índios realmente são povos primitivos?
Todas essas indagações e várias outras, foram importantes para problematizar
a ideia estática e mecânica de estudar o período colonial Brasileiro. Claro que
adaptamos esses questionamentos de forma didática, uma vez que aplicamos o
minicurso para alunos de 7° ano. A principal intenção era mostrar aos alunos
que o estudo de história e principalmente a chegada dos europeus no território
que hoje é o Brasil não deve ser concebido para decorar datas e nomes
importantes. Compreender como se deu o processo histórico deste período é bem
mais interessante e consiste no nosso objetivo principal.
No segundo momento, realizado no dia 25 de Abril, trabalhou-se com
analise da música do Legião Urbana, denominada índios. A intenção era
proporcionar uma discussão contextualizada do período histórico estudado.
Reforçar a concepção de alteridade e respeito da cultura indígena, que
infelizmente ainda sofre bastante preconceito pela maioria da sociedade. Uma
sociedade capitalista, neoliberal que estimula cada vez mais a concorrência e o
individualismo, criando assim um cenário propício para ampliar o preconceito
multicultural.
O último momento foi destinado ao fechamento do conteúdo, as
considerações finais, de ambas as partes e a aplicação das atividades
avaliativas, que diagnosticaram a apreensão do conteúdo ensinado. Apesar da
problemática do tempo reduzido a apenas três aulas para a aplicação do
minicurso, acredita-se que o principal objetivo foi realizado com sucesso.
Verificou-se a interação dos alunos na aula, e a compreensão do conteúdo pela
maioria. Buscou-se ao final do minicurso apresentar o ensino de história como
um processo contínuo, que deve ser analisado, nunca julgado. Assim a gama de
fatores que constituem a chegada dos europeus em território “brasileiro” é de
relevante importância para a formação da sociedade brasileira em que vivemos, e
seu conhecimento é muito importante para a formação de uma sociedade mais
crítica, justa e igualitária.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
KARNAL, Leandro.
FONSECA, Selva Guimarães. Projetos de trabalho: teoria e
prática. In: 2003, 109-116.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Linguagem,
Cultura e Alteridade: Imagens do outro.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a02.pdf. Acesso dia
PRIORE, Mary Lucy Murray Del. Retrato da América quando jovem:
Imagens e representações sobre o Novo Continente entre os séculos XVI e XVIII.
Estudos históricos, Rio de Janeiro, vol.5, n.9, 1992, p.3-13.
VESPÚCIO, Américo. Novo Mundo: as cartas que
batizaram a América. Ed. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2003
IGLÉSIAS, Francisco. O
encontro de duas culturas. Estudos avançados. 1992.
WEHLING, Arno; WEHLING, Maria.
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